terça-feira, 12 de abril de 2011

O Sábio e o Tigre


Certo TIGRE, de nobre estirpe, que vivia nas florestas de Bengala, na Índia, andava infernizando as aldeias próximas. Aterrorizava as pessoas e atacava os animais dos pastos e nos currais. Por isso, um Velho Sábio da região, que conseguia falar com os animais, foi chamado para conversar com o tal TIGRE. Foi mostrado, então, ao felino que suas atitudes estavam totalmente erradas. Afinal, sendo de linhagem nobre, ele não podia agir assim, atacando, matando e ferindo pessoas e animais sem qualquer motivo. Convencido pelo Sábio, o TIGRE prometeu mudar totalmente seu comportamento dali para diante; e assim o fez! Algum tempo depois, o Velho Sábio coincidentemente estava de passagem por aquela mesma região e encontra o TIGRE! O pobre felino estava todo machucado, maltratado, triste, cabisbaixo e humilhado. Nem de longe lembrava o orgulhoso e altivo animal de outrora. Aquele belo animal de antes já não existia, mas sim uma criatura magérrima, ferida, faltava-lhe partes da bela pelagem listrada . . . estava submisso e atemorizado, sem o menor amor próprio.

Espantado e desejando saber o motivo de se encontrar naquela situação humilhante e lamentável, o Velho Sábio perguntou-lhe o que havia acontecido. O TIGRE relata ao Sábio ancião que passara a se com portar somente como este lhe havia recomendado: tornara-se manso, bondoso, jamais revidava uma maldade ou agressão, abandonara todo tipo de orgulho e comportamento agressivo. E, desde então, até mesmo as crianças passaram a lhe maltratar, cuspindo-lhe quando passava, atirando-lhe pedras e paus, causando-lhe toda a sorte de machucados! Após ouvir o relato do TIGRE, o Velho Sábio lhe diz:

“Nobre Tigre, eu lhe disse que deveria ser bom e gentil, como um verdadeiro nobre; mas nunca lhe disse que deixasse de MOSTRAR OS DENTES, quando necessário.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários ofensivos serão deletados.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.