terça-feira, 12 de abril de 2011

O Bosque



Tempos atrás, eu era vizinho de um médico, cujo "hobby" era plantar árvores no enorme quintal de suas casa.
Às vezes, observava da minha janela o seu esforço para plantar  árvores e mais árvores, todos os dias.                  
O que mais chamava a atenção, entretanto, era o fato de que ele  jamais regava as mudas que plantava.                              
Passei a notar, depois de algum tempo, que suas árvores estavam demorando muito para crescer.                                     
Certo dia, resolvi então aproximar-me do médico e perguntei se ele   não tinha receio de que as árvores não crescessem, pois percebia que  ele nunca as regava.                                              
Foi quando, com um ar orgulhoso, ele me descreveu sua fantástica teoria.                                                           
Disse-me que, se regasse suas plantas, as raízes se acomodariam na superfície e ficariam sempre esperando pela água mais fácil, vinda de cima.
                                                  
Como ele não as regava, as árvores demorariam mais para crescer, mas suas raízes tenderiam a migrar para o fundo, em busca da água e das  várias fontes nutrientes encontradas nas camadas mais inferiores solo.                                                             
Assim, segundo ele, as árvores teriam raízes profundas e seriam mais resistentes às intempéries.                                         
Disse-me ainda, que freqüentemente dava uma palmadinha nas suas árvores, com um jornal enrolado, e que fazia isso para que se mantivessem sempre acordadas e atentas.                          
Essa foi a única conversa que tive com aquele homem.      
Logo depois, fui morar em outro país, e nunca mais o encontrei.   
Vários anos depois, ao retornar do exterior fui dar uma olhada na  minha antiga residência.                                          
Ao aproximar-me, notei um bosque que não havia antes.             
Meu antigo vizinho, havia realizado seu sonho!                    
O curioso é que aquele era um dia de um vento muito forte e gelado  em que as árvores da rua estavam arqueadas, como se não estivessem resistindo ao rigor do inverno.                                   
Entretanto, ao aproximar-me do quintal do médico, notei como estavam sólidas as suas árvores: praticamente não se moviam, resistindo implacavelmente àquela ventania toda.                             
Que efeito curioso, pensei eu...                                  
As adversidades pela qual aquelas árvores tinham passado, levando palmadelas e tendo sido privadas de água, pareciam tê-las beneficiado de um modo que o conforto o tratamento mais fácil jamais conseguiriam.                                                     
Todas as noites, antes de ir me deitar, dou sempre uma olhada em meus filhos.                                                      
Debruço-me sobre suas camas e observo como têm crescido.          
Frequentemente, oro por eles.                                     
Na maioria das vezes, peço para que suas vidas sejam fáceis:      
"Meu Deus, livre meus filhos de todas as dificuldades e agressões desse mundo".                                                     
Tenho pensado, entretanto, que é hora de alterar minhas orações.  
Essa mudança tem a ver com o fato de que é inevitável que os ventos  gelados e fortes nos atinjam e aos nossos filhos.                 
Sei que eles encontrarão inúmeros problemas e que, portanto, minhas orações para que as dificuldades não ocorram, têm sido ingênuas  demais. Sempre haverá uma tempestade, ocorrendo em algum lugar.           
Portanto, pretendo mudar minhas orações. Farei isso porque, quer nós queiramos ou não, a vida não é muito fácil.                       
Ao contrário do que tenho feito, passarei a orar para que meus filhos cresçam com raízes profundas, de tal forma que possam retirar energia das melhores fontes, das mais divinas, que se encontram nos  locais mais remotos.                                              
Oramos demais para termos facilidades, mas na verdade o que precisamos fazer é pedir para desenvolver raízes fortes e profundas, de tal modo que quando as tempestades chegarem e os ventos gelados  soprarem, resistiremos bravamente, ao invés de sermos subjugados e varridos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários ofensivos serão deletados.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.