quarta-feira, 13 de abril de 2011

Você Não Está Mais Sozinho



"Naquele tempo, um leproso chegou perto de Jesus, e de joelhos pediu: 'Se queres tens o poder de curar-me'. Jesus, cheio de compaixão, estendeu a mão, tocou nele e disse: 'Eu quero: fica curado!'. No mesmo instante, a lepra desapareceu, e ele ficou curado. Então Jesus o mandou logo embora, falando com firmeza: 'Não contes nada disso a ninguém! Vai, mostra-te ao sacerdote e oferece, pela tua purificação, o que Moisés ordenou, como prova para eles!'. Ele foi e começou a contar e a divulgar muito o fato. Por isso Jesus não podia mais entrar publicamente numa cidade: ficava fora, em lugares desertos. E de toda parte vinham procurá-lo". (Mc 1, 40-45)
A lepra era uma das doenças mais temidas no tempo de Jesus. Não só por não ter cura e causara deformidades, mas principalmente, porque o doente era obrigado a abandonar sua casa, sua família e sua terra, para vagar por lugares desertos. A lepra gerava solidão: o enfermo não podia ser tocado, abraçado e devia manter-se à distância de cem passos de qualquer pessoa sadia.
Mas um dia, um leproso quebra todas as regras  chega perto de Jesus. Pela primeira vez em anos, ao invés de ser afastado, aquele homem é tocado por alguém cujo coração está cheio de compaixão. Jesus não se contamina com a lepra e ainda é capaz de curá-la com seu toque de amor, porque Seu coração repleto de compaixão assim o quer.
Em nossos dias a lepra não é considerada mais incurável, graças a Deus, mas um outro tipo de enfermidade continua ferindo de morte muitos corações: a solidão que corrói por dentro, a sensação de abandono, que gera carências de toda espécie. Jesus não se assusta com nossos sentimentos de solidão, nem com as consequências doídas que eles acarretam em nós. Ao contrário, Ele deseja tocar-nos, ouvir-nos, curar-nos. Ele um dia nos prometeu: "Jamais vos deixarei órfãos" (Jo 14, 18) e deseja cumprir suas palavras, criando conosco uma amizade verdadeira e profunda, capaz de nos restaurar por dentro.
Fique atento a todos os sinais que hoje Jesus lhe dará de Sua presença. Experimente a sensação de não estar só em nenhum momento. E, de alguma maneira, seja também um sinal da presença do Senhor na vida de alguém. Talvez alguma pessoa muito próxima precise de sua atenção, de seu toque de amizade e de amor. Talvez um leproso da alma se aproxime de você precisando que alguém compreenda o seu sofrimento. Isso é ter compaixão: você não precisa ter todas as respostas, basta acolher e amar.

(Pe. Antonio José - Basta uma Palavra)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários ofensivos serão deletados.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.